A implementação da certificação digital para a equipe médica, é um marco no projeto iniciado em 2017 com a adoção do prontuário eletrônico, e, promete transformar o atendimento médico no município, elevando a segurança dos dados dos pacientes e reduzindo significativamente o uso de papel nas unidades de saúde.

A certificação digital, é uma identidade virtual que garante a autenticidade da assinatura eletrônica dos médicos e habilita a emissão de receitas, solicitações de exames e outras funcionalidades de maneira segura. A expectativa é de que até o início de maio, todos os profissionais estejam capacitados a usar essa tecnologia inovadora.

Impacto Ambiental e Econômico

Com a adoção desse sistema, estima-se uma redução de até 80% no uso de papel, o que representa uma economia de cerca de R$ 480 mil por ano. Atualmente, são impressas aproximadamente 1,2 milhão de folhas por mês nas unidades de saúde do município. Com a implementação da certificação digital, espera-se que esse número caia para 250 mil folhas por mês.

Avanços na Segurança da Informação

A segurança dos dados do paciente é uma prioridade. A iniciativa incorpora um sistema ERP, prontuário eletrônico e ferramentas de gestão de dados, assegurando a proteção das informações através de uma cadeia de certificação digital, que inclui a autenticação pelo celular do profissional e a validação pelo ICP-Brasil.

A tecnologia Bird ID, um certificado digital armazenado na nuvem, é um dos componentes-chave deste sistema, permitindo a autenticação e autorização seguras do uso do certificado digital.

Benefícios para Pacientes e Médicos

Para os pacientes, isso significa acesso rápido e seguro às suas informações médicas, receitas digitais diretamente no celular, eliminando extravios e erros de interpretação. Para os médicos, representa um avanço significativo na facilidade e na segurança do atendimento.

Essa inovação digital reflete o compromisso contínuo de São Caetano do Sul com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, sustentabilidade e segurança da informação.

Não perca a chance de saber mais sobre a novas tecnologias. Inscreva-se na newsletter do portal São Caetano do Sul NET para ficar por dentro das últimas notícias e eventos como certificação digital. Acesse https://saocaetanodosul.net/2023/06/05/newsletter-sao-caetano-net/ e faça parte da mudança!

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!

Bem-vindo ao Portal São Caetano do Sul NET!

É um prazer ter você aqui conosco! Inscreva-se agora e receba atualizações exclusivas, notícias locais e conteúdo de alta qualidade diretamente na sua caixa de entrada, todo mês.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Bem-vindo ao Portal São Caetano do Sul NET!

É um prazer ter você aqui conosco! Inscreva-se agora e receba atualizações exclusivas, notícias locais e conteúdo de alta qualidade diretamente na sua caixa de entrada, todo mês.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.
One thought on “São Caetano do Sul: A Era da Certificação Digital”

Comments are closed.

plugins premium WordPress