O Relógio do Juízo Final (Doomsday Clock) é um instrumento simbólico desenvolvido por um grupo americano de cientistas, chamados de Cientistas Atômicos, em 1947, para indicar o quão perto a humanidade está da extinção.

O mais próximo do fim

A contagem não é literal – atualmente o relógio está a 89 segundos para meia-noite (representação do fim do mundo), após ajustes feitos no final de janeiro de 2025. Este é o ponto mais próximo do fim dos tempos que o instrumento já esteve.

Banner Responsivo

Guerras, emergência climática e IA

O avanço do relógio nos últimos anos foi provocado pelas ameaças de guerra, como o conflito entre Rússia e Ucrânia, entre Hamas e Israel, o agravamento de desastres relacionados ao clima e o perigo da inteligência artificial generativa.

Origem

O relógio foi criado em 1947, durante a Guerra Fria, como forma de alertar sobre o quão próximo a humanidade estaria da aniquilação total por um grupo de cientistas formado por Albert Einstein e outros acadêmicos – e um conselho de patrocinadores, no qual há 11 ganhadores do Prêmio Nobel.

O relógio anda para trás?

O relógio pode retroceder de acordo com a ocorrência de eventos favoráveis para a humanidade. Após o fim da Guerra Fria, por exemplo, o relógio chegou a marcar 17 minutos para meia-noite, o mais distante que já esteve desde a sua criação.

Qual o maior perigo das guerras?

Segundo cientistas do grupo, um das principais ameaças da guerra para a humanidade são os riscos de que o conflito escale para incluir armas nucleares a qualquer momento.

Quão rápido anda o relógio?

O relógio parece “andar” cada vez mais rápido. Em 2007, marcava 5 minutos para meia-noite. Após três anos, em 2010, os cientistas deram um minuto a mais para a humanidade. Uma década depois, em 2020, o relógio estava a 100 segundos da meia-noite. Agora, em 2025, o relógio está a 89 segundos do “fim”.

Como a humanidade pode ganhar mais tempo de vida?

Nos últimos anos, os cientistas já disseram que para que o relógio dê mais alguns segundos para o planeta, líderes e nações precisam trabalhar juntos, destacando inclusive países poderosos que teriam capacidade de fazer isso, como Estados Unidos, Rússia e China.

Quer entender o quão rápido o relógio vem avançando nas últimas décadas e por que as guerras e mudanças climáticas representam um perigo tão grande?

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!

Ofertas Imperdíveis. Acesse agora!

Magazine Luiza
Banner Responsivo

Deixe um comentário

plugins premium WordPress