Dois astronautas americanos que estão presos na Estação Espacial Internacional (ISS) desde junho não retornarão à Terra até pelo menos “o final de março”, anunciou a Nasa.

Com uma missão que deveria durar apenas oito dias, os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams já passaram seis meses na ISS devido a problemas de funcionamento da espaçonave Boeing Starliner que os transportou em junho.

Banner Responsivo

Butch Wilmore e Suni Williams estão presos na Estação Espacial Internacional (ISS) desde junho.

Foto: NASA

Após várias semanas de testes na Starliner, a agência espacial dos EUA decidiu devolver a Starliner sem tripulação e retornar os dois náufragos espaciais com a missão Crew-9 da SpaceX.

A última decolou no final de setembro com dois passageiros a bordo – em vez dos quatro originalmente planejados – para deixar dois espaços livres, e se juntou à ISS, onde agora aguarda sua substituição pela missão Crew-10.

No entanto, a Nasa anunciou nesta terça-feira o adiamento do lançamento da Crew-10 previsto para fevereiro até pelo menos “o final de março”, para dar “tempo às equipes da Nasa e da SpaceX para concluir o desenvolvimento de uma nova espaçonave Dragon”. Isso adiou o retorno dos dois astronautas à Terra, bem como o da tripulação da Crew-9.

Se retornarem em março, Wilmore e Williams terão passado mais de nove meses no espaço, em vez de apenas oito dias. Os dois estavam realizando o primeiro voo de teste do Starliner da Boeing quando surgiram problemas com seu sistema de propulsão. / AFP

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!
Banner Responsivo
plugins premium WordPress