É hora de falar sobre uma questão que não pode mais ser ignorada: a exclusão contínua de São Caetano do Sul nos planos de expansão do metrô do Governo do Estado. Enquanto cidades vizinhas como São Bernardo do Campo e Santo André são beneficiadas, São Caetano fica à margem.
Desigualdade na Distribuição
São Bernardo do Campo, que já possui um sistema BRT (ônibus com faixa exclusiva), receberá três novas estações de metrô. Santo André, que também já conta com BRT e trem, será igualmente agraciada com três novas estações. E São Caetano? Nada.
O Projeto BRT: Uma Solução Inadequada
Para São Caetano, o Governo do Estado propõe um projeto de BRT que interligará São Bernardo do Campo e terminará nas estações Tamanduateí e Sacomã. Embora isso possa parecer uma vitória, o projeto claramente favorece as populações de São Paulo e São Bernardo do Campo, em detrimento dos interesses locais.
Quem Realmente se Beneficia?
O trajeto proposto para o BRT atende principalmente a população estudantil do Instituto Mauá de Tecnologia, ao ParkShoppingSãoCaetano e aos centros administrativos do Espaço Cerâmica. No entanto, é evidente que o principal objetivo é servir como um corredor de interligação entre São Paulo e São Bernardo do Campo.
A Hora de Agir é Agora
É inaceitável que os interesses de São Caetano do Sul sejam continuamente ignorados em planos que afetam diretamente a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade. É hora de exigir mais atenção e investimento em infraestrutura de transporte que realmente atenda às necessidades da população local.
Se você também está cansado de ver São Caetano do Sul ser deixada de fora de decisões cruciais e quer se manter atualizado sobre o que realmente está acontecendo na sua cidade, inscreva-se na nossa newsletter do Portal São Caetano do Sul NET.
Inscreva-se na nossa newsletter
Não podemos mais nos dar ao luxo de sermos ignorados. Fique atento, participe e exija seus direitos. Afinal, São Caetano do Sul também merece um transporte público de qualidade.