A menos de um mês do fim de seu mandato, o diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Rafael Vitale, deu um ultimato para que sete empresas de ônibus entreguem seus contratos com a Flixbus.

Ad Insert

Compre tudo com descontos!

Promoção Especial

Banner Responsivo

Nos sete ofícios enviados, Vitale avisou que as viações poderão sofrer medidas “de natureza judicial coercitiva”. O Painel S.A. obteve cópia.

Ad Insert

Medicamentos a preços especiais!

Promoção Especial

Passageiros da Flixbus na estação Bercy, em Paris

Passageiros da Flixbus na estação Bercy, em Paris – Noemie Olive/Reuters

A Flixbus é uma plataforma de venda de assentos e mantém parceria com oito empresas regulares de ônibus

Para as empresas, a investida descumpre decisão judicial, que as blindou de um processo investigativo da ANTT por, supostamente, estarem subcontratando a Flixbus.

A situação chegou a esse limite por denúncias da Abrati, que reúne as empresas regulares de ônibus interestaduais. A associação afirma que a Flixbus estaria operando de forma irregular.

É comum, por exemplo, que o ônibus seja adesivado com a marca da Flixbus.

No processo, no entanto, a Flixbus e as empresas questionaram a agência sobre o que vem a ser a sub-autorização, algo que não foi esclarecido. Elas se defendem ao dizer que, em nenhum momento, operam como fachada para a Flixbus.

Para evitar danos aos passageiros nas festas de fim de ano, a empresa Catedral e a Flixbus foram à Justiça e conseguiram uma medida cautelar que, na prática, paralisou o processo até que a ANTT esclareça os questionamentos das empresas.

Em vez disso, a agência marcou reuniões com as empresas em que pediu, informalmente, os contratos.

“A postura da ANTT confirma o descumprimento de ordem judicial ao prosseguir com o processo e evidencia que houve falta de transparência regulatória, já que, mesmo após diversas solicitações formais e em reunião com a agência, a definição do conceito de sub-autorização permanece vaga e indefinida”, disse a Flixbus em nota.

“A empresa reforça que espera da ANTT uma definição clara e objetiva, construída por meio de um processo regulatório isento, e aplicável para todas as empresas do setor.”

Consultada, a ANTT disse que a investigação decorre de uma denúncia e segue em sigilo.

Com Stéfanie Rigamonti

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!

Ofertas Imperdíveis. Acesse agora!

Magazine Luiza
Banner Responsivo

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Portal São Caetano do Sul NET
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.