O Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA) divulgou a sua primeira Nota de Pesquisa em seminário on-line, ocorrido na última semana de março. As informações foram apresentadas pelo professor Jeroen Klink, diretor do Centro e responsável pelo trabalho intitulado “Estado, mercado imobiliário e apropriação do espaço nas favelas contemporâneas“, que traz análises iniciais sobre as novas dinâmicas de produção e apropriação de espaço nas favelas em áreas metropolitanas.
Um dos pontos centrais do trabalho se concentra na perspectiva de que houve uma mudança nas dinâmicas de produção e comercialização imobiliária nas favelas contemporâneas. Antes caracterizados pela autoconstrução e urbanização informal, esses núcleos urbanos são agora também marcados por dinâmicas profissionais de promoção imobiliária. Essa nova configuração, tem gerado maiores preços fundiários e imobiliários, além de pressões pela racionalização da terra e reocupações de áreas comuns ou de risco.
Ainda, segundo a Nota, essas novas dinâmicas territoriais ampliaram a complexidade e os desafios para o Estado promover a urbanização das favelas, conforme o escopo e cronograma originalmente planejados.
O seminário contou com a mediação da professora Rosana Denaldi e participação no debate de Raquel Rolnik da Universidade de São Paulo (USP) e Pedro Abramo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Mais informações:
Fim do conteúdo da página