A microlua “rosa” ocorre na noite deste domingo, 13, quando coincidem o fenômeno da microlua com a data da “Lua rosa”. O satélite parece menor do que em outros momentos pois estará no apogeu, ou seja, o ponto da órbita da Lua mais distante da Terra. O tamanho da microlua é cerca de cerca de 5,9% a 6,9% menor do que o de uma Lua cheia convencional.
A Lua orbita a Terra em uma trajetória elíptica, o que significa que um lado da trajetória está mais próximo da Terra do que o outro. O ponto da órbita da Lua mais próximo da Terra é chamado de perigeu, enquanto o mais distante da Terra é o apogeu.
A microlua acontece quando o satélite está no seu apogeu, o ponto mais distante da Terra Foto: Armando Franca/AP
A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 382 mil quilômetros, mas essa distância varia porque não é perfeitamente circular – tem uma forma ligeiramente oval.
O fenômeno da microlua coincidirá com a data da “Lua rosa” que, apesar do nome, não fará com que a Lua ganha uma coloração rosada no céu. O apelido vem de uma flor nativa do Hemisfério Norte, a rosa-musgo (Phlox subulata), que floresce por completo na primavera.