A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), vai realizar o pagamento das bolsas de pós-graduação e também dos cursos de formação de professores da educação básica via Pix a partir deste mês. A iniciativa passou por testes nos últimos meses com um grupo reduzido de pessoas e, a partir de agora, será implementada para todos os beneficiários. Segundo o anúncio, a decisão trará mais agilidade para os pagamentos, eliminando o tempo de compensação bancária.
Fachada de prédio da Capes em Brasília: bolsas da pós-graduação serão pagas via Pix a partir deste mês Foto: Dida Sampaio/Estadão
Segundo a Capes, os beneficiários não precisam fazer nenhuma alteração no cadastro de bolsista, apenas garantir com a sua instituição financeira se a sua conta bancária está habilitada a receber pagamentos via Pix.
Se o valor da bolsa não for depositado até o quinto dia útil deste mês, o bolsista deve entrar em contato com a área técnica da Capes, responsável pela concessão de bolsas, para verificar se há algum erro de cadastro ou necessidade de atualização ou regularização da conta junto ao banco.
Mesmo que haja algum problema, a Capes assegura que o pagamento não sofrerá atrasos. De acordo com a Capes, a quitação das bolsas de 2025 segue o calendário já divulgado, com pagamentos previstos para o quinto dia útil de cada mês.