O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não poupou críticas a Jair Bolsonaro (PL) após a Procuradoria-Geral da República apresentar uma denúncia que aponta participação do ex-presidente em uma tentativa de golpe. O petista defendeu que o ex-capitão seja preso tão logo as acusações sejam comprovadas.

“Ele [Bolsonaro] só tem uma saída: ser preso”, disse Lula em entrevista à Rádio Tupi, nesta quinta-feira 20. “Ele [Bolsonaro] e quem participou dessa quadrilha que não estava tentando governar, mas tentando tomar conta do País como se fosse propriedade privada. Obviamente, eu acho que eles terão o direito de se defender, de dizer que é mentira”, afirmou.

Banner Responsivo

Bolsonaro e outras 33 pessoas foram denunciadas pela PGR ao Supremo Tribunal Federal por uma série de crimes ligados à ‘trama golpista’, como ficou conhecida a série de episódios ocorridos após as eleições de 2022.

Segundo a PGR, Bolsonaro teria participação direta em uma tentativa de golpe de Estado no País. O órgão aponta que o plano golpista teria recebido o aval de figuras de peso das Forças Armadas, como o general da reserva e ex-ministro Walter Braga Netto, que está preso. 

Mudança de tom

Na entrevista desta quinta, Lula adotou uma postura mais combativa do que aquela revelada no seu primeiro comentário após a denúncia, quando disse que evitaria declarações sobre o processo em andamento. Na ocasião, foi mais protocolar e enfatizou que “todas as pessoas têm direito à presunção de inocência”.

Agora, o petista fez críticas diretas à postura do ex-capitão quando teve que deixar o poder. Lula também se queixou do Projeto de Lei que pretende anistiar os envolvidos nos ataques golpistas do 8 de Janeiro, que é uma das frentes de atuação de Bolsonaro.

“As pessoas que ficam querendo antecipar uma discussão sobre anistia estão acusando. Quando o ex-presidente fica pedindo anistia, está provando que é culpado, que cometeu crime”, disse Lula.

“Ele [Bolsonaro] deveria estar dizendo ‘sou inocente, vou provar minha inocência’. Mas está pedindo anistia. Ou seja, ele está dizendo: ‘Gente, eu sou culpado. Tentei bolar um plano para matar o Lula, o Alckmin, o Alexandre de Moraes, não deu certo porque tive uma diarreia, fiquei com medo, tive que voar para os Estados Unidos’”, afirmou Lula.

O petista ainda chamou Bolsonaro de “mentiroso contumaz” e mandou um recado direto: “não, você [Bolsonaro] vai conhecer que neste País a lei é verdadeiramente para todos. Se você cometeu o crime que está sendo acusado, você será preso. É isso que ele tem que ouvir todos os dias”, disse.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!

Ofertas Imperdíveis. Acesse agora!

Magazine Luiza
Banner Responsivo

Deixe um comentário

plugins premium WordPress