• Vladimir Bianchini, com redação do ESPN.com.br

19 de fev, 2025, 05:00

O Corinthians estreará na CONMEBOL Libertadores nesta quarta-feira (19), às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do Disney+. Para José Martínez, porém, o jogo contra a Universidad Central terá um gosto ainda mais especial.

Banner Responsivo

Aos 30 anos, o meia retorna ao seu país-natal para estrear no principal torneio de clubes da América do Sul. Em entrevista à ESPN, o venezuelano lembrou de alguns momentos difíceis em sua trajetória.

Tendo iniciado sua trajetória em Maracaibo na terceira divisão, Martínez chegou até mesmo a morar em uma oficina mecânica no período em que jogou em Mérida.

“Às vezes o jogador de futebol tem que passar por coisas ruins para poder conseguir o que realmente quer. Cheguei a morar em uma oficina mecânica. Foi um momento que eu não desejo a ninguém, mas foram momentos que me deixaram mais forte para poder lutar pelo que queria. Ainda bem, pude ser forte, lutei, hoje estou feliz por ter chegado aonde cheguei”, contou.

Esta, porém, não foi a única dificuldade que o meia passou. Em determinado momento de sua juventude, ele decidiu largar os estudos e focar no futebol. Mas teve que trabalhar por um período para conseguir ajudar sua mãe.

“Eu deixei de estudar e disse para minha mãe que estudo não era para mim. Foi uma grande surpresa para ela, mas entendeu e me apoiou. Mas quando deixei de estudar, a equipe de base não tinha treinamentos, então tive que trabalhar. Fui trabalhar em um hotel muito famoso de minha cidade, trabalhei lá um mês e meio. Eu trabalhava na limpeza, trabalhei também com pisos, sempre chegava com as mãos vermelhas em casa”, afirmou.

“Depois de tanto tempo, voltei ao hotel. Sempre que volto a Maracaibo vou lá porque me lembro dos momentos que vivi ali, que não foram momentos fáceis, mas foram momentos em que adquiri experiências que não conseguiria na vida e são momentos que tenho que recordar sempre para me manter forte”, completou.

Já atuando como jogador profissional, Martínez chegou até as quartas de final da CONMEBOL Sul-Americana em 2019 com o Zulia. Apesar da campanha, o time passou por muitas dificuldades. E a união do grupo foi o que ajudou o meia e seus companheiros.

“Nesse momento, foi algo forte para nós, porque todo o país ficou uma semana sem luz. Estávamos próximos de começar a Sul-Americana. Mas fomos um grupo muito forte mentalmente. Apesar do que estávamos passando, sabíamos do que queríamos, queríamos sair do país, tínhamos que esquecer de tudo e focar no que queríamos, fazer uma boa Sul-Americana e chegar o mais longe possível”, disse.

“Todos estávamos unidos, remando para o mesmo lugar e ainda conseguimos chegar nas quartas de final, muitos jogadores saíram do país. Esse foi um objetivo que conseguimos alcançar depois de todo esse sacrifício que tivemos. Valeu a pena tudo que fizemos”, seguiu.

“Não foi nada fácil. Viver sem luz em uma cidade tão quente… íamos para os restaurantes, que era onde tinha gerador, para carregar telefone, comer e só voltávamos em casa para dormir, porque não tinha o que fazer. Só saíamos para treinar, porque era o objetivo que tínhamos”, acrescentou.

Agora, com a camisa do Corinthians, Martínez reconhece estar vivendo um grande momento em sua carreira. Além disso, o venezuelano, um dos xodós da torcida, se declarou à Fiel.

“Vir ao Corinthians me ajudou muito mentalmente e futebolisticamente, estou tendo uma grande evolução. Não foi nada fácil vir para uma equipe tão grande. E vir ao Corinthians foi uma prova que passei. Estávamos brigando contra o rebaixamento, pudemos sair dali e estamos vivendo um momento espetacular, mas com os pés na terra, com humildade, demonstrando o que podemos em campo”, apontou.

“Eu amo a torcida do Corinthians, eu desfruto jogando, quando estou no banco, porque não param de cantar, não sei como ficam todo o jogo cantando. É uma motivação aos jogadores, em um momento em que as coisas não vão bem, a torcida segue apoiando para que sigamos tentando. Isso é o que mais amo na torcida do Corinthians, é o mais importante que precisa um jogador quando as coisas não vão bem”, finalizou.

Onde assistir a Universidad Central-VEN x Corinthians?

A partida entre Universidad Central-VEN e Corinthians, pela segunda fase preliminar da Libertadores, terá transmissão AO VIVO do Disney+ nesta quarta-feira (19), às 21h30 (de Brasília).

Próximos jogos do Corinthians:

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!

Ofertas Imperdíveis. Acesse agora!

Magazine Luiza
Banner Responsivo

Deixe um comentário

plugins premium WordPress