O Ministério da Fazenda negou que o governo tem intenção de tributar os fundos de investimento após vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à regulamentação da reforma tributária.

Ad Insert

Compre tudo com descontos!

Promoção Especial

Banner Responsivo

Em nota divulgada nesta sexta-feira (17), a pasta afirmou que sempre defendeu que as aplicações de fundos de investimentos em títulos e valores mobiliários não sejam sujeitas à incidência do CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) federal e do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios.

Ad Insert

Medicamentos a preços especiais!

Promoção Especial

A Fazenda diz, ainda, que poderá fazer reparos para esclarecer este ponto na reforma tributária.

“Embora essa não seja a interpretação do Ministério da Fazenda, caso seja necessário fazer algum ajuste no texto para deixar claro que não há incidência de IBS e CBS sobre as aplicações dos fundos de investimento em títulos e valores mobiliários, o Ministério da Fazenda irá trabalhar para fazer esse ajuste.”

O presidente Luiz Inacio Lula da Silva e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em cerimônia de sanção da reforma tributária – Gabriela Biló – 16.jan.2025/Folhapress

Na sanção do principal projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/2024) na quinta-feira (16), o governo vetou 15 pontos. Entre eles, retirou fundos de investimento, patrimoniais e que operam com bens imóveis da lista de não contribuintes do IBS e do CBS.

De acordo com a Fazenda, alguns analistas avaliaram que o veto poderia permitir a interpretação de que as operações dos fundos com títulos e valores mobiliários poderiam ser tributadas, o que, segundo a própria pasta, não vai ocorrer.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!

Ofertas Imperdíveis. Acesse agora!

Magazine Luiza
Banner Responsivo
plugins premium WordPress
Portal São Caetano do Sul NET
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.