O Sistema de Alertas de Terremoto do Android, que pertence ao Google, usa celulares que utilizam o sistema operacional Android como sensores que detectam vibrações para detectar terremotos. Quando os celulares “acham que pode ser um terremoto”, segundo a empresa, emitem o alerta na região afetada.
Sistema de alerta de terremotos do Google utiliza celulares como sensores — Foto: Reprodução
Por volta das 3h10, a Defesa Civil de São Paulo afirma que não emitiu nenhum alerta de terremoto nesta sexta. Também não houve registro de ocorrências pelas equipes das defesas civis municipais. O g1 procurou o Google, mas teve retorno até a última atualização da reportagem.
Segundo o Google, o sistema de alertas de terremoto utiliza os celulares Android como acelerômetros, que são sensores que medem a velocidade e vibrações de um objeto. Eles detectam, por exemplo, a inclinação de um celular.

Se o telefone detectar algo que ele acha que pode ser um terremoto, ele envia um sinal para o nosso servidor de detecção de terremotos, junto com uma localização aproximada de onde o tremor ocorreu. O servidor então combina informações de muitos telefones para descobrir se um terremoto está acontecendo.

Os moradores das capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam uma notificação indicando o horário do suposto terremoto e que “podem ter ocorrido tremores” no local. (Veja abaixo)

Alerta de terremoto enviado a celular de morador de São Paulo — Foto: Reprodução

Sistema tem dois tipo de alerta

O Google tem dois tipos de alerta de terremotos destinado as aparelhos com sistema Android. Um deles é menos invasivo, o outro, liga a tela e emite som alto.
Ainda não foi possível confirmar qual dos dois tipos de aviso foi enviado para moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Veja abaixo quais são os tipos de alerta:

Esteja ciente do alerta (Fraco/Leve):

É apenas um aviso. Quando se abre a notificação, há mais informações. Ele é enviado apenas quando há tremores com magnitude de 4,5 ou maior na escala Richter, mas cujo intensidade seja fraca, com tremores leves.
Neste caso, as configurações de volume e notificação do aparelho são respeitadas. Não há sinal sonoro caso o celular esteja, por exemplo, no modo silencioso.

Alerta de ação (Moderado/Extremo)

Segundo a empresa, esse alerta é projetado para que as pessoas tomem ações para se proteger. É enviado em casos de tremores de magnitude 4,5 ou maior com intensidade moderada ou forte. Ele interrompe qualquer configuração do celular, liga a tela do aparelho e emite um som alto.
A magnitude do terremoto informado no alerta varia de 4,2 a 5,5. O alerta foi enviado por volta das 2h20 desta sexta.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!

Ofertas Imperdíveis. Acesse agora!

Magazine Luiza
Banner Responsivo

Deixe um comentário

plugins premium WordPress