A UFABC ficou em terceiro lugar na edição 2024 do Brazilian Physicists Tournament, disputado em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As atividades ocorreram entre os dias 9 e 12 de dezembro, valendo vaga na versão internacional do campeonato – International Physicists’ Tournament (IPT), que ocorrerá na Polônia, neste ano.

Vencedora desta edição, a UFMG será a representante brasileira. A Universidade de São Paulo (USP) obteve o segundo lugar. Cinco instituições participaram da disputa. A próxima está marcada para ocorrer em dezembro.

Banner Responsivo

Segundo as regras do torneio, os competidores são apresentados a um problema, geralmente relacionado a questões cotidianas, cuja solução ainda esteja em aberto. Os alunos têm então que desenvolver respostas teóricas, experimentais e computacionais.

A apresentação de uma equipe recebe a análise crítica de outra, que aponta falhas e sugere melhorias. Uma terceira medeia o debate, enquanto uma banca formada por professores avalia e dá notas.

No total, cerca de 40 pessoas da UFABC se envolveram no processo que antecedeu a competição. O time que a Universidade levou a Belo Horizonte contava com onze integrantes – oito estudantes e três docentes. A instituição tem no seu rol de disciplinas Tópicos em Física Experimental, na qual os estudantes trabalham nos problemas propostos durante o campeonato.

“O torneio vai muito além das posições finais. Todo o processo de preparação e as discussões durante o evento são o que realmente tornam a experiência valiosa. É incrível ver a evolução dos alunos ao longo da preparação, a quantidade de física discutida e as ferramentas que eles aprendem”, afirmaram, em resposta enviada, o professor Jeroen Schoenmaker e o estudante Lucas Heck, um dos membros da equipe mais experientes que participaram desta edição.

“Além disso, o fato de o torneio ser realizado em diferentes universidades a cada ano promove um intercâmbio muito rico entre os alunos, que podem conhecer futuros orientadores de pós-graduação, por exemplo. O networking gerado pelo evento é extremamente valioso, e há ainda a possibilidade de publicar artigos sobre os problemas trabalhados, o que é um grande diferencial para quem deseja seguir carreira acadêmica”, concluíram.

A UFABC na competição

A UFABC é pioneira na competição, chegando a sediar a primeira seletiva nacional, que viria a se tornar o Brazilian Physicists’ Tournament, em 2018. Naquela ocasião, conquistou o primeiro lugar. No ano seguinte, a Universidade ficou em segundo. Em 2022, houve duas edições. Em ambas obteve a mesma colocação: terceiro. Em 2023, quando foi sede da competição, voltou a figurar bem colocada, ficando em segundo.

A UFABC também coleciona sucessos na versão internacional do torneio, o IPT (International Physicist’s Tournament). Em 2017, foi a primeira instituição brasileira a participar e a melhor colocada das Américas. Em 2018, superou a Rússia, que sediou o evento, subindo ao pódio com a conquista do terceiro lugar. Na época, a colocação foi inédita para um time não europeu.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa – UFABC

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!

Ofertas Imperdíveis. Acesse agora!

Magazine Luiza
Banner Responsivo

Deixe um comentário

plugins premium WordPress