O segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo chegou a Fortaleza no fim da tarde desta sexta-feira (7). Um avião da Força Aérea Brasileira decolou por volta das 19h para completar a viagem dos 111 repatriados até Belo Horizonte, com previsão de pouso às 21h20.O embarque dos brasileiros em Alexandria, no estado de Louisiana, nos Estados Unidos, foi acompanhado por um diplomata do consulado-geral do Brasil em Houston. A aeronave fez uma escala técnica em Porto Rico antes de seguir para Fortaleza, onde o governo federal montou um esquema de recepção e apoio.
Nos dois aeroportos brasileiros, o de Fortaleza e o de Confins, a Polícia Federal ficou encarregada de realizar uma operação especial de procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária.
As mudanças ocorrem após o mal-estar gerado com o embarque dos 88 brasileiros repatriados em 24 de janeiro, quando os passageiros viajaram algemados em território nacional e a aeronave apresentou falhas técnicas no ar condicionado.
Após o episódio, o Itamaraty anunciou a criação de um grupo de trabalho com a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília para trocar informações sobre os brasileiros deportados e a operacionalização dos voos de deportação. O objetivo da medida, segundo o Ministério das Relações Exteriores, é garantir segurança e um tratamento digno e respeitoso aos passageiros.