O Santos oficializou, nesta sexta-feira (31), a volta de Neymar ao clube. Após 12 anos no futebol internacional, o ídolo retorna ao Brasil com um contrato válido até, inicialmente, o final de junho.
O vídeo de anúncio relembra momentos marcantes da primeira passagem do jogador pelo Peixe, clube que o revelou para o mundo; e é narrado por Neymar, que “conversa” com Pelé.
Antes do clube, o presidente do Peixe, Marcelo Teixeira, e o próprio atleta já haviam feito publicações nas redes sociais confirmando a contratação.
O atacante de 32 anos assinará um contrato até o dia 30 de junho deste ano. No período, ele vai vestir a camisa 10 do Santos – eternizada por Pelé -, que já começa a ser procurada pelos torcedores na loja oficial dentro da Vila Belmiro.
Santistas procuram pela camisa 10 do Santos, com o nome de Neymar — Foto: Guilherme Pradella/CBN
A número 10 não foi utilizada por nenhum jogador durante todo o ano de 2024, quando o Santos disputou a série B do Campeonato Brasileiro. Em 2025, a camisa era revezada por diferentes jogadores do elenco e, agora, volta a ter um dono oficial.
O atacante desembarcou no interior de São Paulo, de onde seguiu para assinar com o Santos no litoral do estado. O craque chegou ao Centro de Treinamento Rei Pelé por volta das 16h.
Depois, Neymar segue para a Vila Belmiro, onde cerca de 12 mil torcedores estarão o aguardando para a festa, marcada para às 18h. O atleta ainda deve conceder uma entrevista coletiva à imprensa após o evento.
É a segunda passagem de Neymar pelo Santos, clube que revelou o atacante para o mundo. Na primeira, entre 2009 e 2013, ele conquistou seis títulos.
Depois, foi transferido para o Barcelona, onde jogou até 2017. Em seguida, atuou no futebol francês pelo PSG, até 2023; e, por último, no Al Hilal, da Arábia Saudita.
No clube saudita, porém, o jogador brasileiro participou de apenas sete jogos devido a lesões. Neymar passou 14 dos 17 meses no clube em tratamento: primeiro, pelo rompimento do ligamento cruzado do joelho esquerdo, em outubro de 2023, durante uma atuação pela Seleção.
Pouco mais de um ano depois, o atacante voltou aos gramados na vitória do Al Hilal contra o Al-Ain. No jogo seguinte, contra o Esteghlal, Neymar entrou no segundo tempo e voltou a se lesionar – dessa vez, no músculo isquiotibial, sequela da lesão anterior. Ele não atuou mais desde então.
O Santos enfrenta o São Paulo, neste sábado (1º), pelo Campeonato Paulista, mas Neymar deve assistir apenas dos camarotes. O Peixe ainda não revelou quando deverá ser a reestreia do atacante nos gramados brasileiros.