O Brasil conquista um marco inédito na 97ª cerimônia do Oscar. Ainda Estou Aqui, primeiro filme original Globoplay, foi anunciado nesta quinta (23) como concorrente em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (para Fernanda Torres). Trata-se da primeira vez que uma produção brasileira disputa o principal prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, cuja cerimônia será realizada em 2 de março, em Los Angeles, com apresentação do comediante Conan O’Brien.

A história de “Ainda Estou Aqui” gira em torno de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que enfrenta o desaparecimento do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), durante a ditadura militar. O longa acumula mais de 3,5 milhões de espectadores no Brasil e obteve premiações importantes em festivais internacionais, como o de Veneza, onde conquistou o prêmio de Melhor Roteiro.

Banner Responsivo

“Que grande momento são estas indicações ao Oscar na emocionante trajetória de ‘Ainda Estou Aqui’. É um orgulho imenso ver nosso primeiro filme original concorrer à maior premiação cinematográfica do mundo”, comemorou Manuel Belmar, Diretor de Finanças, Jurídico, Infraestrutura e Produtos Digitais da Globo.

Fernanda Torres faz história

Fernanda Torres, após vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz (Drama) por sua performance, repete o feito histórico de sua mãe, Fernanda Montenegro, ao ser indicada ao Oscar. Em 1999, Montenegro concorreu pelo papel de Dora em “Central do Brasil” — longa que também disputou como Melhor Filme Internacional. Agora, 26 anos após a última nomeação brasileira na categoria, “Ainda Estou Aqui” surge como forte concorrente, também em Melhor Filme Internacional, onde enfrenta produções como “Emilia Pérez”, “A Garota da Agulha” e “Flow”.

Brasil no Oscar

Esta é a 14ª produção gravada em território brasileiro a figurar na lista de indicados ao Oscar, sendo 10 delas 100% brasileiras. O país marcou presença recentemente em 2020, com “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, candidato a Melhor Documentário. Desta vez, o ineditismo fica por conta da indicação para Melhor Filme, a principal categoria da premiação.


Destaques das Indicações de “Ainda Estou Aqui”

  1. Melhor Filme
    Primeira vez que uma produção do Brasil concorre à principal categoria.
  2. Melhor Atriz – Fernanda Torres
    Torna-se a segunda atriz brasileira indicada ao Oscar, repetindo Fernanda Montenegro.
  3. Melhor Filme Internacional
    Retoma uma categoria onde o país não figurava há 26 anos.

Principais Indicações de “Ainda Estou Aqui”

Categoria Concorrente Destaque
Melhor Filme “Ainda Estou Aqui” 1ª vez de um filme brasileiro
Melhor Filme Internacional “Ainda Estou Aqui” 26 anos após a última indicação
Melhor Atriz Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui) 2ª indicação de atriz brasileira

Outras Indicações de Destaque no Oscar 2025

  • Melhor Direção: Sean Baker, Brady Corbet, James Mangold, Jacques Audiard e Coralie Fargeat.
  • Melhor Ator: Adrien Brody, Timothée Chalamet, Colman Domingo, Ralph Fiennes, Sebastian Stan.
  • Melhor Atriz Coadjuvante: Monica Barbaro, Ariana Grande, Felicity Jones, Isabella Rossellini, Zoe Saldaña.
  • Melhor Filme de Animação: “Flow”, “Divertida Mente 2”, “Memórias de um Caracol”, “Wallace & Gromit: Vingança das Aves”, “Robô Selvagem”.

Para conferir a lista completa de indicados, acesse o site oficial da Academia.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!
Banner Responsivo

Deixe um comentário

plugins premium WordPress