Demais instituições federais de ensino superior de São Paulo também participaram do encontro
O reitor da UFABC, Dácio Matheus, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Daniel Pansarelli, estiveram em Brasília. Durante a estada, eles se reuniram com autoridades do governo federal para tratar de obras da Universidade vinculadas ao Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
As tratativas ocorreram em conjunto com as demais instituições federais paulistas de ensino superior – Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), acompanhados do deputado federal Alencar Santana Braga e do deputado federal Alfredo Alves Cavalcante (Alfredinho), ambos do PT.
“As quatro instituições trabalham de modo muito articulado com o congresso, o MEC e, neste caso, com o ministério da Casa Civil. Temos problemas comuns e interesses comuns, como o desenvolvimento do ensino superior no Estado de São Paulo”, explicou o reitor da UFABC.
Matheus fez um balanço promissor da reunião. De acordo com ele, as autoridades se comprometeram a tornar mais célere os últimos detalhes das obras. “Foi bastante positivo, porque eles não tinham ideia das pequenas dificuldades na execução e se propuseram a dar agilidade nas definições dos ajustes que precisam ser feitos”.
As obras que foram temas da reunião estão em fases de execução distintas. Os Blocos H e I da unidade Tamanduatehy, situada do lado oposto ao Campus de Santo André na avenida dos Estados, estão quase prontos. A Superintendência de Obras da Universidade (SPO), comandada por Lucas Torin, planeja concluí-los ainda no primeiro semestre de 2025. Todo o valor necessário para essa obra – cerca de R$ 27,8 milhões – já foi concedido.
A efetivação da nova unidade, porém, depende de outra construção. A passarela sobre o Rio Tamanduateí, que vai ligar os dois lados da avenida, está em fase de licitação. O edital de concorrência foi publicado em dezembro, e a sessão pública está marcada para ocorrer no próximo mês de Janeiro.
“A passarela vai ser um marco referencial da região e também terá utilidade pública, cujos efeitos extrapolam a nossa comunidade”, explicou Matheus durante a reunião.
No Campus São Bernardo, a superintendência atualmente elabora os documentos técnicos, administrativos e a planilha orçamentária para a futura licitação do Centro de Convivência Estudantil, com infraestrutura de acesso ao transporte público na via Anchieta.
Novas frentes de obras, previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), aguardam recursos do orçamento: adequações de acessibilidade em ambos os campi; o Bloco PI (Hangar) e contratação dos projetos executivos do futuro Bloco Lambda no Campus São Bernardo do Campo; continuação da implantação do Bloco C (cultural) no Campus Santo André; e o J na Unidade Tamanduatehy.
Obras da UFABC no novo PAC
Confira documento com obras previstas para a UFABC no novo PAC ou consulte nas imagens abaixo:
Assessoria de Comunicação e Imprensa – UFABC