Este conteúdo foi útil para você?
Obrigado pelo seu feedback!
Portal de São Caetano do Sul
Quando se trata de avaliar o desenvolvimento dos municípios brasileiros, dois índices são frequentemente mencionados: o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e o Índice de Progresso Social (IPS). Embora ambos sejam ferramentas importantes para entender a qualidade de vida e o progresso das localidades, eles diferem em metodologia, indicadores e, consequentemente, nos resultados que produzem.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é um índice composto que mede o desenvolvimento humano a partir de três dimensões principais: longevidade, educação e renda. Ele segue a mesma estrutura do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) global, mas é adaptado ao contexto brasileiro e utiliza indicadores nacionais específicos. A escala do IDHM varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.
O Índice de Progresso Social (IPS) é uma metodologia que vai além das métricas tradicionais e paradigmas econômicos para avaliar a qualidade de vida de forma multidimensional. O IPS considera diversos fatores, incluindo acesso a áreas verdes, taxa de homicídios, média do Enem, e saúde e bem-estar. Este índice permite uma comparação mais ampla entre municípios, estados e regiões, oferecendo uma visão holística do progresso social.
Vamos analisar a tabela a seguir que compara alguns municípios em termos de IPS e IDHM:
A aparente contradição entre os rankings é explicada porque o IPS tem uma abordagem mais abrangente, considerando uma gama maior de indicadores que afetam diretamente a vida dos cidadãos, além das dimensões tradicionais do desenvolvimento humano.
Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site.
Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .