Como diz o ditado, “a voz do povo é a voz de Deus”, são os amantes do skate em São Caetano do Sul que estão celebrando a nova pista intermediária, já considerada melhor que muitas pistas oficiais do país. Localizada na quadra da EMEF Elvira Paolilo Braido, a pista está se tornando um ponto de encontro para skatistas de todas as idades e níveis.

Detalhes da Pista Intermediária

A pista intermediária foi construída para preceder a inauguração do Parque Linear da Kennedy, que terá duas modernas pistas de skate nas modalidades Street e Park. A pista está localizada na Rua Cavalheiro Ernesto Giuliano, 500, no Bairro Osvaldo Cruz, e oferece nove obstáculos diferentes:

  • Mini ramp
  • Wallride
  • Quarter
  • Reta ou 45
  • Caixotes
  • Jumps
  • Corrimão
  • Onda dupla
  • Delta

Além dos obstáculos, o local está estruturado com uma sala para coordenação, dirigida pela skatista Luciana Tozo, uma copa e dois banheiros para atender os skatistas.

O Objetivo da Prefeitura

“A intenção da Prefeitura foi criar um espaço em que os skatistas de São Caetano pudessem utilizar neste intermeio até que fique pronto o Parque Linear da Kennedy, que terá duas pistas de altíssimo nível. Entretanto, mesmo sendo intermediária, essa pista é também considerada de alto nível, muito melhor que muitas pistas oficiais espalhadas pelo país”, ressaltou Luciana Tozo.

A Voz dos Skatistas

As palavras da coordenadora são confirmadas por skatistas locais. Michelle Zanchetta, 30 anos, moradora do Centro e skatista desde os 17 anos, expressou sua satisfação com a nova pista: “Comecei a andar de skate aqui em São Caetano, na pista da estação, onde eu cresci. Eu moro no Centro, bem próximo à pista que foi demolida, e sempre andei como hobbie e por amor ao esporte”.

Skate: Esporte Olímpico e Parte da História de São Caetano

O skate se tornou oficialmente um esporte olímpico nas Olimpíadas de Tóquio 2020, realizadas em 2021. São Caetano tem uma longa história com o skate, destacando-se com grandes nomes como Edson Davi, campeão brasileiro de skate em 1982. Hoje, a Pista Intermediária é frequentada por grandes nomes do skate brasileiro como Yuri Sapucaia, Alexandre Calado, Gui Silva e Isabele Vassari, além de muitos outros skatistas reconhecidos internacionalmente.

O Futuro: Parque Linear da Kennedy

O futuro promete ainda mais para os skatistas de São Caetano com a inauguração do Parque Linear da Kennedy, que terá pistas nas modalidades Street e Park. O Street simula obstáculos encontrados nas ruas, como corrimões e escadarias. Já o Park combina bowls (pistas em formato de piscina) e banks (pistas com paredes menores), além de elementos de Street.

Horário de Funcionamento e Projetos Especiais

A pista intermediária funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 22h; aos sábados, das 9h às 20h; e aos domingos, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, a pista fecha para manutenção e abre a partir das 15h para uso exclusivo das meninas no projeto Segunda das Minas, que visa fomentar o skate feminino em São Caetano.


Essa nova estrutura reforça a posição de São Caetano como um polo importante para o skate, tanto em termos de infraestrutura quanto de talentos. Os skatistas locais, liderados pela coordenação de Luciana Tozo, têm agora um espaço de alta qualidade para praticar e desenvolver suas habilidades, enquanto aguardam ansiosamente pelas futuras instalações do Parque Linear da Kennedy.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!
plugins premium WordPress