O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, ministrou a aula magna para os 39 alunos aprovados no Concurso Público da Guarda Civil Municipal (GCM) de 2023. Estes alunos iniciarão o Curso de Formação GCM 2024, com duração de três meses, após o qual serão oficialmente integrados como guardas civis municipais.
“Gostaria de parabenizá-los por estarem aqui participando deste curso de formação. Em três meses, vocês serão nossos colegas funcionários públicos, já contratados, e terão esse período para se conscientizarem de que farão parte de uma das melhores instituições do país. São Caetano consegue conciliar a inteligência, como a tecnologia do CGE, com o lado humano, bem qualificado e estruturado, das Forças de Segurança, incluindo cerca de 400 guardas municipais, além das Polícias Militar e Civil. Isso, com certeza, aumenta ainda mais a responsabilidade de cada um de vocês”, afirmou Auricchio.
O curso de formação abrange diversas instruções essenciais para os futuros guardas civis municipais de 3ª Classe. As disciplinas são baseadas na matriz curricular para a Formação de Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). As aulas ocorrem de segunda a sexta, das 7h30 às 17h, na sala de aula da Divisão de Ensino e Formação da GCM, na sede da corporação. A maioria dos instrutores são guardas da própria GCM de São Caetano do Sul.
A grade curricular do curso inclui 38 disciplinas, entre elas: Administração Pública, Sistema Brasileiro de Segurança Pública, Direito Penal, Direitos Humanos, Segurança Escolar, Mediação de Conflitos, Libras e Armamento. Essas matérias visam preparar os alunos para enfrentar os desafios do dia a dia na segurança pública.
Destaques dos Alunos
O ex-policial militar Marcos Siqueira Roca, de 42 anos, que passou em primeiro lugar no concurso público, demonstrou entusiasmo ao iniciar o curso de formação. “Quando pedi exoneração da Polícia Militar, até tentei fazer outras atividades, mas percebi que minha vocação é mesmo atuar na segurança pública. Foi então que vi que São Caetano do Sul estava abrindo concurso público para GCM e resolvi participar. Espero poder utilizar toda minha experiência como PM para ser o melhor GCM que eu puder em favor dos moradores da cidade”, disse Marcos Roca.
Por outro lado, Kennedy Gavioli Groppo, de 19 anos, também expressou sua expectativa em relação ao curso. “Muita informação e conhecimento, desde o trabalho de rotina de um guarda municipal até o tratamento junto ao morador de São Caetano do Sul. Estou entusiasmado para iniciar o curso e vou dar o meu máximo para ser o melhor guarda civil municipal que eu puder ser, tudo em prol da população sul-caetanense”, afirmou Kennedy.
A formação desses novos guardas civis municipais representa um importante passo na contínua melhoria e reforço da segurança pública em São Caetano do Sul, refletindo o compromisso da administração municipal com a segurança e bem-estar dos seus cidadãos.
Quer acompanhar de perto as novidades e avanços na segurança pública de São Caetano do Sul? Inscreva-se no Portal São Caetano do Sul NET e fique atualizado sobre todas as iniciativas e eventos importantes na cidade!