Motoristas de ônibus urbanos, cobradores e técnicos de manutenção decidiram, em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (3), iniciar uma paralisação a partir da próxima sexta-feira (7) no município de São Paulo. A greve poderá afetar todas as linhas de ônibus da cidade, gerando um impacto significativo na mobilidade urbana.
O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SMTTRU-SP) está reivindicando um reajuste inflacionário de 3,69%, além de um aumento real de 5% e a reposição das perdas salariais decorrentes da pandemia, que somam 2,46%, conforme dados apurados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Apesar da aprovação da greve, o SMTTRU-SP informou que está aberto a negociações até a próxima quinta-feira (6), aguardando uma nova proposta salarial por parte das empresas de transporte.
Procurados pela reportagem, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss) e a prefeitura de São Paulo ainda não se manifestaram sobre a paralisação aprovada pelos trabalhadores.
Fonte: Agência Brasil
Para se manter atualizado sobre o andamento das negociações e possíveis impactos da greve, inscreva-se no Portal São Caetano do Sul NET.