Na manhã desta quinta-feira (23/5), moradores de São Caetano do Sul participaram do 7º EcoTroca de 2024, realizado em frente ao Estádio Anacleto Campanella, no Bairro Olímpico. Este evento marca a décima primeira edição do projeto desde o seu início em 2023, totalizando 8.508 kg de alimentos não perecíveis entregues aos moradores em troca de materiais recicláveis. Só no Bairro Olímpico foram arrecadados 1.087 kg de alimentos.
Sobre o EcoTroca
O EcoTroca é uma parceria entre a Prefeitura de São Caetano do Sul, o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). O programa funciona de maneira simples: a cada 1 kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado entregue, o morador recebe 1 kg de alimento e uma barra de sabão, com um limite de 5 kg por morador por entrega. As trocas acontecem das 10h às 12h ou até o fim do estoque disponível.
Impacto e Benefícios
“O EcoTroca é um programa que contribui para a geração de renda, combate à insegurança alimentar e, ainda, tem na sustentabilidade seu maior pilar, principalmente pelo aspecto econômico e social. Com certeza, é um programa que melhora a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior.
Os alimentos distribuídos são provenientes de doações de redes varejistas, atacadistas e outros parceiros, sendo encaminhados ao Banco de Alimentos. Isso garante uma alimentação mais rica e saudável para os cidadãos, promovendo maior segurança nutricional.
A presidente do Fundo Social e primeira-dama, Denise Auricchio, enfatizou a importância do programa: “Este programa leva um auxílio econômico ao orçamento familiar, com a entrega de alimentos não perecíveis. Além disso, recebemos produtos recicláveis e óleo de cozinha usado, que é de difícil descarte. É um programa que trata das duas frentes, das mais importantes, e ultrapassarmos 8 toneladas é muito significativo”, afirmou Denise Auricchio.
Aprovação Popular
Um dos diferenciais do EcoTroca, segundo os moradores, é o recebimento de óleo vegetal usado, também conhecido como óleo de cozinha, que é difícil de descartar corretamente. O motofrete Wellington Rodrigo Nunes Silva, de 37 anos, morador do Bairro Olímpico, destacou a importância do programa: “Esta é a segunda vez que participo da entrega que, além de auxiliar a gente na questão econômica, também tem seu lado ecológico, pois o descarte do óleo de cozinha sempre foi muito difícil. Com o EcoTroca, nós temos o local adequado e ainda temos o ganho dos alimentos”, comentou Wellington.
Próximos Passos
O EcoTroca continuará promovendo a sustentabilidade e a segurança alimentar em São Caetano do Sul, com novas edições previstas para os próximos meses. A população é incentivada a participar, contribuindo para um meio ambiente mais limpo e para a melhoria das condições de vida na cidade.
Para mais informações sobre o EcoTroca e outras iniciativas da Prefeitura de São Caetano do Sul, inscreva-se no Portal São Caetano do Sul NET!