A recente atualização dos critérios e indicadores para identificar os municípios mais suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e inundações revela um cenário preocupante no Brasil. Conforme a Nota Técnica nº 1/2023 da Casa Civil, publicada pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, a lista atualizada prioriza os municípios que devem ser foco das ações da União em gestão de risco e de desastres naturais, refletindo a necessidade urgente de intervenções eficazes para mitigar os impactos dos desastres naturais.

Contexto e Necessidade de Atualização

Ad Insert

Compre tudo com descontos!

Promoção Especial

Desde a elaboração do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), identificou-se a necessidade de revisar a lista de municípios críticos, originalmente criada em 2012, para orientar as ações do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Este processo considerou dados atualizados sobre desastres, vulnerabilidade e mapeamento de áreas de risco geológico e hidrológico, utilizando informações do Atlas de Desastres e do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) de 1991 a 2022.

Banner Responsivo

A Vulnerabilidade das Populações

A urbanização rápida e desordenada, aliada à segregação socioeconômica, força as populações mais carentes a ocuparem áreas inadequadas e sujeitas a desastres. Essas comunidades, geralmente de baixa renda, enfrentam grandes dificuldades para se adaptar ou se recuperar dos impactos, tornando-se mais vulneráveis a deslizamentos, inundações e enxurradas.

Ad Insert

Medicamentos a preços especiais!

Promoção Especial

Histórico e Revisões de Políticas Públicas

A tragédia de 2011 na região serrana do Rio de Janeiro, que resultou em mais de 900 mortes, foi um marco na revisão das políticas públicas de gestão de risco e prevenção de desastres no Brasil. Desde então, foram criadas instituições como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e estabelecidas leis e programas específicos para melhorar a resposta a desastres naturais.

Lista de Estados e Municípios Críticos

Verifique se o seu município tem áreas de risco e quais tipos de riscos enfrentam.

Conclusão

A atualização dos critérios e a identificação dos municípios mais suscetíveis a desastres naturais são passos essenciais para otimizar a aplicação de recursos e melhorar a qualidade de vida da população. O Governo Federal, adotando uma abordagem interinstitucional e baseada em evidências, pode desempenhar um papel estratégico na redução dos impactos desses desastres e na construção de uma sociedade mais resiliente.

Para mais informações detalhadas sobre os municípios em risco e para se manter atualizado com as últimas notícias, cadastre-se na newsletter do Portal São Caetano do Sul NET.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!

Ofertas Imperdíveis. Acesse agora!

Magazine Luiza
Banner Responsivo
plugins premium WordPress
Portal São Caetano do Sul NET
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.