Na manhã desta quinta-feira (9/5), os moradores de São Caetano do Sul participaram da 6ª edição do EcoTroca de 2024, realizada na Praça Maria Salete Bento Cicaroni, no Bairro Santa Maria. Desde seu início em 2023, o programa já arrecadou 7.421 kg de alimentos não perecíveis, entregues aos moradores em troca de materiais recicláveis.

Como Funciona o EcoTroca

O EcoTroca é uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). Os moradores podem trocar 1 kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado por 1 kg de alimento e uma barra de sabão, limitado a 5 kg por morador por entrega. As trocas ocorrem das 10h às 12h ou até o término do estoque disponível.

“O EcoTroca tem a sustentabilidade como forte pilar e, também, conta com o aspecto econômico e social, por contribuir para a geração de renda e para o combate à insegurança alimentar. É, com certeza, um programa que melhora a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior.

Origem dos Alimentos

Os alimentos distribuídos são doados por redes varejistas, atacadistas e outros parceiros, sendo direcionados ao Banco de Alimentos, o que garante uma alimentação mais enriquecida e saudável aos participantes, aumentando a segurança nutricional da população.

Contribuições do Programa

A presidente do Fundo Social e primeira-dama, Denise Auricchio, foi fundamental na criação do programa ao lado do prefeito Auricchio. “O EcoTroca auxilia as famílias, com a entrega de alimentos não perecíveis, além de recebermos produtos recicláveis e óleo de cozinha usado, que é de difícil descarte. Este é um programa que trata de duas frentes das mais importantes e termos ultrapassado a marca de 7 toneladas é bastante expressivo”, comentou Denise Auricchio.

Aprovação Popular

O programa tem recebido uma recepção positiva dos moradores. Derli Martorelli, de 72 anos, residente do Bairro Barcelona, compartilhou sua experiência: “Sempre que posso, faço questão de participar, independentemente do bairro, porque acredito que seja um programa dos mais importantes, não só pelo aspecto ecológico, já que o descarte do óleo de cozinha é muito difícil, mas porque tem o lado social: o kit com alimentos e sabão são muito importantes no auxílio ao orçamento familiar.”

Próximos Passos

O EcoTroca continua a fortalecer a sustentabilidade local e a segurança alimentar, incentivando a participação comunitária e promovendo uma cidade mais limpa e saudável.


Para acompanhar mais iniciativas como o EcoTroca, inscreva-se no Portal São Caetano do Sul NET e fique por dentro das novidades!

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!
plugins premium WordPress