O projeto Conexões da Vida é uma iniciativa que busca integrar diferentes gerações em São Caetano do Sul. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência e Inclusão Social (Seais), e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), por meio do curso de Psicologia.
A proposta envolve adolescentes, idosos e famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Fundação. A cada semestre, são realizados seis encontros com alunos do 9º semestre de Psicologia da USCS, servindo como estágio para os estudantes, supervisionados por um psicólogo do CRAS Fundação.
Robson Sales, psicólogo do CRAS, destacou a importância desses encontros intergeracionais. “É um projeto abrangente, no qual falamos com pessoas de 13 anos em diante, inclusive famílias. Os temas abordados incluem Relações com Pares, Relações Familiares, Relações Afetivas e Relações Consigo Mesmo. O último encontro do semestre é o encerramento do projeto, com interação entre os alunos de Psicologia e os participantes”, explicou.
Roberto Luiz Cardoso, 67, é um dos participantes e elogia a iniciativa. “Ultrapassou minhas expectativas. É muito bom poder dividir nossas histórias e sentimentos com um profissional que tem a palavra certa para nos orientar”, ressaltou.
As inscrições para o projeto, que ocorre semestralmente, podem ser realizadas no CRAS Fundação, localizado na Rua Heloísa Pamplona, 316, Bairro Fundação, onde os interessados podem verificar a disponibilidade de participar dos encontros ou se inscrever para o próximo semestre.