São Caetano do Sul mobilizou uma força-tarefa
para lançar uma ofensiva contra a dengue. Desde segunda-feira, 19 de fevereiro, a cidade tem utilizado drones para sobrevoar todos os bairros em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya.
Esta ação conta com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, que visitam as residências distribuindo material informativo e dialogando com os moradores sobre a importância da prevenção. Enquanto isso, a Guarda Civil Municipal opera os drones, e as equipes da Defesa Civil junto aos Agentes de Combate a Endemias analisam as imagens captadas para identificar e eliminar potenciais focos de proliferação do mosquito.
A campanha também inclui a nebulização dos bairros com larvicida biológico, visando eliminar as larvas do mosquito. Em áreas com transmissão ativa do vírus, está sendo aplicado um adulticida para erradicar os mosquitos infectados.
Além das operações de campo, a Prefeitura está recebendo denúncias de possíveis focos de dengue, com equipes trabalhando para inspecionar e atuar sobre as notificações recebidas pelos canais oficiais.
A cidade também oferece atendimento especializado aos pacientes com suspeita de dengue, contando com equipes e protocolos específicos para o acolhimento e tratamento desses casos.
Para ficar por dentro das últimas notícias e ações de combate à dengue em São Caetano do Sul, inscreva-se na nossa newsletter. Juntos, podemos fazer a diferença na prevenção e no combate a esta doença.
Gisele Lopes (MTb 29.334)
20/2/2024
Fotos: Letícia Teixeira/PMSCS