São Caetano do Sul já tem um laboratório para aproximar empresas de processos, tecnologias e modelos de negócios da Indústria 4.0, o Metaindústria Lab Sudeste.

Ad Insert

Compre tudo com descontos!

Promoção Especial

A terceira unidade do projeto MetaIndústria, iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da SPI Integração de Sistemas, foi inaugurada no dia 30 de novembro.

Banner Responsivo

O projeto inclui ainda uma central de processamento em Brasília e outro laboratório em São Leopoldo (RS). Com estrutura já montada, a ABDI e a SPI pretendem atender 100 indústrias brasileiras nos próximos dois anos. A intenção estratégica do projeto é, além da criação de um ecossistema industrial mais fortalecido, proporcionar às empresas maior maturidade na área 4.0.

Ad Insert

Medicamentos a preços especiais!

Promoção Especial

Durante o evento de inauguração, que aconteceu no Instituto Mauá de Tecnologia, foi enfatizada a importância da indústria como motor de desenvolvimento econômico na região do ABC.

Para implantar o Metaindústria, também conhecido como ‘Metaverso da indústria brasileira’, a ABDI e a SPI uniram-se a mais de 30 organizações nacionais e multinacionais, acadêmicas e empresariais, como NVIDIA, Universal Robotics, GM, Braskem e SGS, além de universidades como FEI e Instituto Mauá.

O gerente da unidade de difusão de tecnologias da ABDI destacou o Metaindústria como um instrumento crucial para alimentar a discussão do modelo da indústria brasileira, e ressaltou a importância de modernizar os instrumentos industriais de apoio do Estado.

Para o CEO da SPI, o projeto vai além da entrega de tecnologias, buscando criar um ambiente favorável para a indústria desenvolver vantagem competitiva. “A Indústria 4.0 está aí, a tecnologia está aí, e nós temos que aproveitar isso. Temos que olhar para a tecnologia todo dia, pois dela saem os novos modelos de negócios”, afirmou.

Após a entrega dos primeiros casos de uso, está prevista a produção de um e-book que demonstrará como soluções de indústria 4.0 podem ser aplicadas nas unidades fabris nacionais, buscando criar uma “Tabela FIPE” da indústria, com valores e práticas para implementação de tecnologias em empresas de diferentes portes.

Dalyene Mauá

Fotos: Divulgação Subsecom – Prefeitura de São Caetano do Sul


Mantenha-se atualizado sobre as últimas inovações e desenvolvimentos em São Caetano do Sul. Inscreva-se na newsletter do Portal São Caetano do Sul NET para mais informações e notícias exclusivas!

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!

Ofertas Imperdíveis. Acesse agora!

Magazine Luiza
Banner Responsivo
plugins premium WordPress
Portal São Caetano do Sul NET
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.