Desde os primórdios da sociedade, o cão é considerado o melhor amigo do homem. Mas você sabia que eles também são grandes aliados da Polícia Militar de São Paulo no combate à criminalidade? Neste post, vamos explorar como o 5º BPChq, também conhecido como Canil da PM, utiliza o olfato canino para melhorar a segurança pública.
A História do 5º BPChq
O 5º BPChq tem uma longa história de 73 anos, sendo pioneiro no uso de cães como policiais. A unidade está localizada no Tremembé, zona norte de São Paulo, e recentemente comemorou seu aniversário com uma solenidade que contou com a presença do Secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Operações e Responsabilidades
O 5º BPChq tem uma grande responsabilidade, especialmente no combate ao crime organizado. A unidade foi fundamental na Operação Escudo, uma operação desempenhada para enfraquecer os criminosos na Baixada Santista.
Produtividade Canina
Até julho deste ano, os cães já realizaram 314 varreduras, resultando na prisão de 22 pessoas e na apreensão de mais de duas toneladas de drogas e 38 explosivos. Essa produtividade é possível graças a sessões de treinamento intensivo.
O Poder do Olfato Canino
O olfato do cão é cerca de mil vezes mais potente do que o de um ser humano. Isso torna os cães extremamente eficazes na localização de drogas, explosivos e pessoas desaparecidas.
O 5º BPChq da Polícia Militar de São Paulo tem feito um trabalho incrível no combate ao crime, graças ao uso eficaz de cães treinados. Eles são verdadeiros heróis de quatro patas que ajudam a tornar nossa sociedade mais segura.