Low-code é uma abordagem de desenvolvimento de software que permite aos desenvolvedores criar aplicativos com codificação manual mínima.
Ao contrário de um ambiente de codificação tradicional, onde os desenvolvedores escrevem manualmente linhas de código para produzir software, com low-code, os desenvolvedores usam uma linguagem visual orientada por modelo com uma interface gráfica de arrastar e soltar.
Devido aos seus recursos de desenvolvimento visual e automação, o low-code permite que os desenvolvedores criem aplicativos completos com interfaces de usuário modernas, integrações, dados e lógica muito mais rápido do que o desenvolvimento tradicional.
Por que o low-code é popular?
As equipes de desenvolvimento estão sob muita pressão para responder às crescentes expectativas dos clientes e acelerar os esforços de transformação digital. E a demanda para criar novas soluções de negócios não deve desacelerar tão cedo.
O desenvolvimento tradicional não foi projetado para acompanhar a necessidade atual de velocidade, e a adoção explosiva de SaaS criada por equipes de negócios de roda livre chegou ao ponto em que está prejudicando a produtividade.
Além disso, contratar talentos na área de desenvolvimento de sistemas está mais difícil do que nunca. Simplesmente não há engenheiros suficientes no mundo para atender às necessidades atuais de desenvolvimento.
Isso levou à crescente adoção do low-code.
OutSystems
Entre as plataformas low-code a OutSystems foi nomeada líder no Quadrante Mágico da Gartner para as Plataformas de Aplicações Empresariais de Elevada Produtividade (hpaPaaS).
De acordo com a definição da Gartner, são considerados sistemas hpaPaaS todos aqueles que providenciam ferramentas de desenvolvimento rápido que permitem criar, implementar e executar plataformas como serviço, diretamente a partir da cloud.
Segundo a análise da Gartner, a OutSystems “é atualmente um dos mais conhecidos e estabelecidos fornecedores [de hpaPaaS] do mercado”. A empresa de análise destaca o facto de o sistema da tecnológica permitir criar aplicações avançadas de forma bastante rápida, devido à grande abrangência que a sua plataforma permite em termos de integração de dados.
Sys Manager
Com parceria iniciada em 2019, a Sys Manager de São Caetano do Sul é reconhecida como a primeira Training Partner da OutSystems no Brasil e já ofereceu mais de 400 horas de cursos com certificação oficial.
A estratégia de serviços da Sys Manager tem o objetivo de apoiar as empresas na busca pela excelência na transformação de seus negócios, com as entregas de licença de uso, prestação de serviços de qualidade no desenvolvimento e suporte de soluções digitais de negócios através da plataforma low-code OutSystems.