Conheça os Rios e Córregos de São Caetano do Sul

Os principais cursos d’água que limitam ou cruzam o território municipal de São Caetano do Sul, são:

  1. Rio Tamanduateí (divisa com São Paulo);
  2. Ribeirão dos Meninos (divisa com São Paulo e São Bernardo do Campo);
  3. Córrego dos Moinhos (cruza a área do município);
  4. Córrego Tijucussú (centro-leste do município);
  5. Córrego de Utinga (divisa com Santo André)

O Rio Tamanduateí tem suas nascentes no Parque Ecológico Gruta Santa Luzia no município de Mauá, escoa predominantemente no sentido sudeste-noroeste, passando pelos municípios de Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo e deságua no Rio Tietê em frente ao Parque Anhembi. Apresenta extensão total de 35 km, da qual 4,7 km estão localizados no município de São Caetano do Sul, nas margens da Avenida do Estado. Seus tributários no município de São Caetano do Sul são o Ribeirão dos Meninos e o Córrego dos Moinhos.

O Ribeirão dos Meninos, afluente pela margem esquerda do curso médio inferior do Rio Tamanduateí, percorre os municípios de São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo. No município de São Caetano do Sul sua extensão é de 7 km, sendo configurado como um canal aberto. O Ribeirão tem suas nascentes no Parque Terra Nova II, no município de São Bernardo do Campo, e sua foz no Rio Tamanduateí, no encontro da Avenida do Estado com a projeção da Avenida Guido Aliberti. Seu principal afluente é o Ribeirão dos Couros, que faz a divisa dos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo.

Por sua vez, o Córrego dos Moinhos situa-se canalizado ao longo da Avenida Presidente Kennedy, numa extensão de aproximadamente 3,9 km, e deságua no Rio Tamanduateí (próximo ao número 1750 da Avenida do Estado), já como um canal aberto. Esta configuração do córrego se dá a partir do Corpo de Bombeiros e estende-se por cerca de 500 metros.

O Córrego Tijucussú, principal afluente do Córrego dos Moinhos, encontra-se canalizado sob a Avenida Tijucussú, numa extensão de aproximadamente 900 metros.

O Córrego Utinga, divisa com Santo André, encontra-se canalizado num comprimento de aproximadamente 1,9 km, passando sob a Rua Domingos Graciuti Neto e prolonga-se como canal aberto a partir da Avenida Goiás.

Apesar de possuir diversos rios e córregos em seu território, a qualidade da água desses cursos d’água em São Caetano do Sul tem sido motivo de preocupação. O Rio Tamanduateí, por exemplo, é um dos principais rios da região metropolitana de São Paulo e recebe uma grande quantidade de esgoto e outros resíduos provenientes de atividades industriais e urbanas ao longo de seu percurso.

O Ribeirão dos Meninos, outro importante curso d’água da região, também tem sua qualidade comprometida pela poluição. A presença de lixo, esgoto e outros resíduos é comum em suas margens e a situação se agrava ainda mais em épocas de chuvas, quando as enchentes carregam toda essa sujeira para o curso d’água.

Além disso, o Córrego dos Moinhos, o Córrego Tijucussú e o Córrego Utinga, todos presentes em São Caetano do Sul, também sofrem com a falta de saneamento básico adequado e a consequente poluição.

Infelizmente, a situação da qualidade da água dos rios e córregos de São Caetano do Sul reflete um problema maior que afeta não só a cidade, mas também toda a região metropolitana de São Paulo. É preciso que as autoridades e a população se unam em busca de soluções para esse problema, que afeta não só a saúde dos ecossistemas locais, mas também a saúde das pessoas que dependem desses recursos hídricos.

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado pelo seu feedback!
plugins premium WordPress