Pesquisar Produto / Empresa:
Histórico da Cidade
Datas Históricas
Dados Estatísticos
Brasão de Armas e Bandeiras
Prefeitos Municipais
Hinos
As Ruas de São Caetano
Os Bairros de São Caetano
Poder Executivo
Poder Legislativo
Poder Judiciário
Diretorias, Autarquias e Fundações
Governo Itinerante
IPASM
Contas Públicas
Desenvolvimento Econômico
Saúde
Habitação
Esporte
Cultura
Educação
Infra-Estrutura

A Fundação das Artes (Fundarte) manteve sua eclética programação em 2001, desenvolvendo eventos de música, teatro, artes e dança. Através do programa Patronos da Cidade das Artes, realizou grandes eventos em 2001 como o II Festival de Dança, III Festival Internacional de Música, II Cena de Teatro e o II Circuito de Artes Visuais.

Cartão de visitas da Fundarte e da própria cidade, a Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, composta por 65 músicos e regida pelo maestro Antonio Carlos Neves Pinto, mostrou ao público, gratuitamente, obras de Mozart, Bruch, Strauss e Wagner, entre outros, trouxe solistas consagrados para apresentações locais e também mostrou sua música em eventos realizados em outras cidades. A Orquestra participou, por exemplo, no Quintal do SESC Ipiranga, do evento Sinfonias Paulistas, com músicas erudita e popular.

A Assessoria de Cultura da Diretoria de Educação e Cultura (Depec), desenvolveu, durante o ano, o projeto Arte na Rua, que ofereceu entretenimento e cultura aos moradores e, ao mesmo tempo, abriu espaço aos artistas da cidade. Fizeram parte do Arte na Rua shows temáticos, musicais, vídeo itinerante, etc, com atrações semanais apresentadas em espaços públicos – praças, parques, ruas, escolas, etc.

Outra atividade cultural de 2001 foi o Cinema BR em Movimento, que levou algumas obras do cinema nacional, em sessões gratuitas, a escolas, praças e outros locais públicos. O projeto, que visou incentivar a população a assistir filmes brasileiros, foi desenvolvido em parceria com a BR Distribuidora Petrobrás.

Os teatros da cidade receberam apresentações diversas durante todo o ano, como Os Monólogos da Vagina, de Miguel Falabela; Memórias Póstumas de Brás Cubas, mostrada dentro do projeto Teatro 3D; várias peças apresentadas na programação do Teatro 3x4, parceria entre a Fundarte e outras entidades; produções do Teatro à Mostra, dos alunos dos cursos da Fundarte; show da cantora Fafá de Belém, em lançamento de seu álbum; Quinteto de Metais de Chicago; concerto da Orquestra de Câmara Suk, de Praga, República Tcheca, etc.