Pesquisar Produto / Empresa:
Histórico da Cidade
Datas Históricas
Dados Estatísticos
Brasão de Armas e Bandeiras
Prefeitos Municipais
Hinos
As Ruas de São Caetano
Os Bairros de São Caetano
Poder Executivo
Poder Legislativo
Poder Judiciário
Diretorias, Autarquias e Fundações
Governo Itinerante
IPASM
Contas Públicas
Desenvolvimento Econômico
Saúde
Habitação
Esporte
Cultura
Educação
Infra-Estrutura

Brasão

O Brasão de Armas foi projetado e executado por Salvador Thaumaturgo, em 1949, durante a primeira administração municipal e instituído oficialmente, através da Lei nº 72 de 10 de março de 1950, cuja descrição e justificativa é a seguinte:

"A forma do escudo, como manda a codificação heráldica, é a forma que o Brasil herdou da heráldica portuguesa. A cor verde representa o primitivo campo de Piratininga e o vermelho, o sangue derramado para a sua conquista, e por analogia, as cores da bandeira da Península Itálica, que forneceu o maior contingente dos fundadores do antigo povoado, hoje próspero Município.

A engrenagem de ouro, símbolo tradicional da indústria, representa a vida atual do Município, um dos mais importantes centros industriais do país. O chefe de azul representa a ideologia dos seus habitantes e o apelido Di Thiène, é o símbolo do Município ou seja, a identificação de São Caetano Di Thiène, Padroeiro da cidade.

A coroa de ouro é o símbolo de independência municipal. Os dizeres no listel azul, fazem lembrar as datas da fundação e do histórico plebiscito, que deu a São Caetano do Sul a sua tão desejada emancipação".

Bandeira

No dia 28 de julho de 1953, quando São Caetano do Sul comemorava o seu 76º aniversário de fundação, o então Prefeito Anacleto Campanella, promulgou a Lei nº 346, instituindo a Bandeira do Município.