Pesquisar Produto / Empresa:
Dicas de Marketing
Vocabulário
Comércio Eletrônico
Evolução da Internet
O que são banners?
Administração de Anúncios
Custo para Veiculação

É seguro comprar e vender on-line na internet?

A segurança das operações é garantida pela tecnologia de comércio eletrônico da Microsoft. Os dados que você digita, inclusive as informações sobre o seu cartão de crédito, são criptografados durante a transmissão pela internet, por isso não podem ser interceptados por fraudadores.

Quanto custará para minha empresa ter um site de e-commerce?

O custo do site vai depender de fatores como tamanho, natureza e necessidade de marketing da sua empresa e, é claro, do grau de sofisticação do site que você quer criar.

Estas são algumas despesas básicas que você vai ter:
- hardware e software para conexão com a internet;
- construção e manutenção do website;
- custos de hospedagem e de serviços do provedor;
- custos de comunicação on-line, como linhas de telefone e linhas ESDN;
- custos de suporte para providenciar os pedidos on-line e o serviço de atendimento ao cliente;
- marketing
- sistema de processamento para pagamentos com cartão de crédito.

Os seus gastos devem estar vinculados a um plano de negócios bem elaborado e ao retorno estimado para o investimento. Mas tome cuidado: esse retorno deve ser calculado a longo prazo.

Quais são as principais diferenças entre o e-commerce e o comércio tradicional?

O e-commerce está mudando as relações do mercado, tanto business to business como business to consumer.

A construção de um relacionamento no comércio eletrônico é especialmente delicada: os usuários que não encontram um bom serviço - um site navegável conta muito para isso - migram para outro site com muito mais rapidez do que no mundo real.

Muitos consumidores potenciais on-line procuram por informações e serviços gratuitos na rede. Atender a essas expectativas é muito importante para a construção de um relacionamento que, no futuro, será a base do comércio eletrônico da sua empresa.

A velocidade e a eficácia da comunicação e das transações eletrônicas permitem que uma loja virtual na web trabalhe sem estoque, contatando seus fornecedores à medida que recebe os pedidos. Ou seja: um pequeno empreendimento pode trabalhar com pedidos just-in-time.

Ao contrário do que acontece no comércio tradicional, no e-commerce o consumidor não obtém resposta para suas perguntas imediatamente, por isso é essencial que você tenha infra-estrutura para responder aos e-mails com rapidez. O ideal é que você leve no máximo 24 horas para repondê-los, no caso de não poder programar uma auto-resposta.

Qual é o retorno sobre investimento (ROI) que posso esperar de uma solução para e-commerce?

O custo de conquistar um cliente pela internet equivale geralmente a menos da metade do valor de um canal tradicional, enquanto o custo de manutenção desse cliente (serviços de atendimento e acompanhamento) é percentualmente ainda menor e, em alguns casos, totalmente eliminado. Os erros nos pedidos - e seus custos - são eliminados também. Segundo a killen and Associates, uma economia de 5% nos custos operacionais da comercialização de serviços ou bens resulta em um aumento de 28% nos lucros da empresa.

Quais são as opções que o e-commerce oferece?

Estes são os modelos básicos de e-commerce:

Site institucional
É um site que simplesmente descreve os produtos e tem como finalidade conduzir os consumidores para a compra tradicional. Geralmente, o site tem um e-mail para esclarecer dúvidas.

Site institucional incrementado
Permite que os consumidores façam pedidos via e-mail, fax ou telefone, chegando a incluir compras por cartão de crédito. O problema é que esses sites, em geral, não oferecem um ambiente seguro para usuários de cartão de crédito.

Loja Virtual
O site fica hospedado em um shopping virtual e normalmente oferece lista de compras, sistema de processamento para pagamentos com cartão de crédito e provedor seguro.

Loja Virtual independente
Neste caso a loja não está hospedada em nenhum shopping virtual, desde a configuração e o funcionamento dos servidores até a infra-estrutura e a conectividade. Para trabalhar com esse tipo de site, você vai precisar de uma equipe de apoio técnico capaz de garantir a eficiência e a confiabilidade das operações.

A extranet business to business
A previsão dos especialistas é de que os serviços B2B sejam o grande boom do comércio eletrônico daqui para frente. As extranets são redes seguras que possuem sistema de criptografia, através do qual empresas e consumidores podem trocar informações e pedidos. A integração com a rede da empresa é outro opcional das extranets: assim, os pedidos e as informações são automaticamente incorporados ao sistema corporativo.

Descreva alguns modelos de sucesso na internet.

Estes são alguns modelos de sucesso na internet:
- Provedor de informações

Este modelo vende informações diretamente, através da assinatura de livros, manuais ou boletins informativos. Porém, devido à abundância de informações gratuitas na internet, não é sempre que ele funciona. Os conteúdos que mais atraem visitantes são aqueles que descrevem como ganhar dinheiro com a internet ou como controlar melhor as finanças.

Atualmente esse modelo é alvo de uma questão: será que é melhor vender informações ou fornece-las gratuitamente, a fim de comercializar espaços publicitários com base no número de visitantes de seu site?

Um fator a ser considerado e que favorece os provedores de informações pagos é que, com o crescimento da rede, o internauta tem cada vez mais dificuldade para encontrar o que deseja em um tempo razoável e, como tempo é dinheiro, pagar 20 dólares por um relatório instantâneo é muitas vezes mais vantajoso que gastar 30 minutos procurando uma informação gratuita.

Sites com informação gratuita
Este modelo aposta no grande fluxo de visitantes com o propósito de vender espaços publicitários e, possivelmente, produtos e serviços ao consumidor. A maioria dos motores de busca, portais e sites de informação é baseada nesse modelo.

Sites que oferecem serviços ao consumidor
Este modelo fornece apoio técnico para produtos on-line, reduzindo o custo das empresas com suporte direto ao consumidor e, em alguns casos, substituindo manuais gigantescos.

Sites de venda direta
Este modelo é freqüentemente combinado com o modelo de atendimento ao consumidor apresentado acima e otimiza o trabalho das corporações que têm uma forte estrutura de revendas e trabalham com muitos parceiros.
Uma maneira de facilitar a vida dos revendedores com um site de vendas diretas é incluir um campo que peça ao consumidor para selecionar a loja mais próxima. O pedido então é redirecionado eletronicamente para a revenda, que vai atender à compra e processar o pagamento. Nesse tipo de operação, o centro corporativo ganha uma porcentagem sobre cada transação por dar suporte ao serviço on-line.

O modelo business to business
É o setor que mais cresce no comércio eletrônico.
Envolve transações de pedidos, compras e administração entre empresas, por meio de protocolos de internet seguros.

O que é EDI?

EDI (Electronic Data Interchange - Intercâmbio Eletrônico de Informações) é um formato padrão de intercâmbio de informações de negócios que fornece um formato comum para a troca de informações de pedidos, invoices e pagamentos, podendo integrar a função de apoio administrativo e de contas.

O que é VAN?

VAN (Value added network ou rede de valor agregado) é uma rede na qual foi implementado EDI - Intercâmbio Eletrônico de Informações - ou outro tipo de mecanismo para transações financeiras.

O que é Intranet?

A intranet é uma rede corporativa interna destinada a otimizar as comunicações e os processos entre todas as unidades de uma empresa. A Gessy Lever, por exemplo, tem uma intranet por meio da qual os funcionários de todas as partes do mundo encontram informações que abrangem desde o cardápio do dia de cada unidade até os objetivos estabelecidos pelo presidente da empresa para aquele ano.

O que é extranet?

A extranet também é uma rede corporativa, só que destinada a integrar a empresa a seus fornecedores e parceiros. Para uma empresa aérea, por exemplo, é imprescindível estar em rede com todas as operadoras e agências de viagens que comercializam seus serviços.

É importante ter o meu próprio domínio?

É essencial. O domínio é importante e valioso e em pouco tempo vai ser muito difícil encontrar um domínio comercialmente adequado à sua empresa.

Quais são os riscos de não entrar no comércio Eletrônico?

A internet é uma realidade e a base na qual os negócios e o comércio eletrônico internacionais serão conduzidos daqui para frente. Até mesmo empresas pequenas podem ser afetadas e os empresários que não estiverem atentos à tecnologia vão perceber rapidamente o diferencial competitivo de seus concorrentes.

O que são certificados digitais?

Um certificado digital é um "cartão de crédito" ou "passaporte" eletrônico que apresenta as credenciais do internauta quando ele efetua negócios e outras transações na web. Esse certificado é conferido por uma autoridade especializada e contém o nome, o número de série, a data de validade, uma cópia do certificado de chave pública (usado para criptografia de mensagens e assinaturas digitais) e a assinatura digital da autoridade que o emitiu, garantindo efetivamente sua autenticidade.

Em um futuro próximo, as organizações e os indivíduos terão vários certificados digitais para uma série de atividades que necessitem de suas identidades para serem validadas. Um funcionário do governo, por exemplo, pode ter uma identidade para acessar informações confidenciais e outra para efetuar compras na internet.

O que é uma Assinatura Digital?

É uma assinatura eletrônica que pode ser usada para autenticar a identidade da pessoa que enviou uma determinada mensagem ou assinou um documento, ou mesmo para identificar o dono de um cartão de crédito. Ela também pode ser usada para garantir que o conteúdo original de uma mensagem ou documento enviado não tenha sido alterado. Uma assinatura digital, com a utilização de chaves de tecnologia públicas e privadas.

Estes são alguns benefícios da assinatura digital: é facilmente transportável, dificilmente é negada, não pode ser imitada por outra pessoa e pode ser atualizada automaticamente.

Uma assinatura digital pode ser usada com qualquer tipo de mensagem, criptografada ou não, para que o destinatário possa se assegurar da identidade do emissor e de que a mensagem chegou intacta. Um certificado digital também contém a assinatura digital, que garante que o certificado é autêntico.

O que é servidor SSL?

O SSL (Secure Sockets Layer) é um programa criado pela Netscape para gerenciar a segurança da transmissão de mensagem em uma rede.

O que São smart cards e como eles são usados no e-commerce?

Semelhante ao cartão de crédito, o smart card é um cartão de plástico com um microchip embutido que pode ser carregado com informações e utilizado para chamadas telefônicas, pagamentos, verificação de identidade e várias aplicações que irão se ampliar nos próximos anos, incluindo o armazenamento de certificados digitais.

É verdade que o varejo na internet nunca vai substituir a experiência de compra real?

Sim, mas a lista de produtos não comercializáveis via web está cada vez menor: compra-se e vende-se quase tudo pela rede. Além disso, o bom desempenho das vendas de automóveis pela Internet prova que o sucesso do comércio Eletrônico no varejo não se restringe a itens pequenos e fáceis de transportar.